Blog

exposições

Habitat - Nelson Porto - agosto 2018

A Galeria VilaNova inaugura “Habitat", do fotógrafo brasileiro Nelson Porto, sob curadoria de Bianca Boeckel. 

A mostra faz parte da programação especial da galeria para sua primeira participação na SP-Arte/Foto, e apresenta duas séries: “Ruína Carioca” e “Forest Creatures” que retratam, de maneira distinta, o mesmo aspecto destrutivo da relação do homem com seu lar. As imagens usam da sensação de vazio, do abandono, da ausência do elemento humano, e de composições geométricas fortes para alinhar a desordem causada pelo homem.

Ao longo da SP-Arte/Foto 2018, a Galeria VilaNova exibe em seu stand a série “Ruína Carioca”, juntamente com trabalhos de outros fotógrafos. “Forest Creatures” estará exposta unicamente no espaço da Galeria.

Nelson Porto

É designer e ilustrador. Especializou­-se em animação de stopmotion a partir do curso de Desenho Industrial da PUC, em 2002. Posteriormente, especializou­ se em técnicas de captura fotográfica em timelapse (a partir de 2006) e hyperlapse (a partir de 2012). Empreendedor Digital desde 2003, tornou­-se desenvolvedor web e criou os portais Lá na Lapa (2004 a 2014) e TodoRio.com (2011 a 2014), dedicados à divulgação cultural e gastronômica do Centro, e de toda a cidade do Rio de Janeiro. Fotógrafo e videomaker, criou coleções de curtametragens em timelapse com temática de diversidade étnica e cultural. Já expôs suas criações em algumas exposições coletivas, e na exposição individual "RAIZ", na Galeria VilaNova, em São Paulo (2013) e no Gaya Café, no Rio de Janeiro (2014). Como freelancer, já trabalhou criando vídeos especiais e cenas para os canais Globo e Sony Television, Fundação Roberto Marinho, Tátil Design, e para clientes como Bradesco, TedX e The Voice Brasil. Como vídeo-artista e VJ especialista em mapping, realizou em 2014 e 2015 as projeções para o show "Bossanegra", de Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira, em turnê pelo Brasil e pela Europa. Realizou desde 2010 diversas projeções para eventos como Disritmia Musica Brasileira e festa Jazz Ahead, artistas como Matheus Von Kruger e Diogo Nogueira, tendo realizado mappings em inúmeros eventos pela cidade. A partir de 2015, criou o Studio KwO VR em sociedade com Francisco Almendra, onde vem produzindo projetos em Realidade Virtual e investigando as possibilidades dessa nova mídia totalmente imersiva.